sábado, 31 de março de 2012

Semana Santa - 2012 - Programação



01 a 08 de Abril de 2012
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Salgadinho - Olinda - Pernambuco


01 DE ABRIL - DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: "Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor". (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.

6h - Benção e Procissão de Ramos
Saindo da Rua Fábrica de Velas, Capela de N. Sra. dos 
Milagres. 
6h30 - Missa de Ramos
19h - Missa de Ramos

02 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

19h - Missa com Frei Carlos Antonio, OFM - Na Paróquia de São Sebastião, Av. Norte - Santo Amaro. 


03 DE ABRIL - TERÇA-FEIRA
CELEBRAÇÃO DA MISERICÓRDIA

17h - Missa - Presidida pelo Frei Carlos Antonio, OFM.

04 DE ABRIL - QUARTA-FEIRA
MULTIRÃO DE CONFISSÃO

19h - Com Frei Marconi Lins, OFM e Frei Carlos Antonio, OFM - Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Salgadinho - Olinda. 

05 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA SANTA
CEIA DO SENHOR E LAVA-PÉS

Celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos.

Bênção dos Santos Óleos: Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este o último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.
São abençoados os seguintes óleos: Óleo do Crisma, Óleo dos Catecúmenos, Óleo dos Enfermos.

Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés: Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda a noite.

9h - Missa Crismal e Benção dos Santos Óleos - Presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano, na Catedral da Sé - Olinda.
19h - Missa da Ceia da Ceia do Senhor e Lava- pés.
20h30 - Transladação do Santíssimo.
20h40 - Vigília Eucarística.
20h40 - Apostolado da Oração e Ministros
21h10 - Pastorais e Grupos de Evangelização
21h40 - Juventude e Crisma
22h20 às 23h - Terço dos Homens

Gesto Concreto: Trazer Alimentos não perecíveis para apresentar nas ofertas.

06 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA SANTA
PAIXÃO E MORTE DO SENHOR

Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

A principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo.

6h - Via sacra pelas ruas dos Bairros de Salgadinho e 
Sítio Novo.
8h30 - Guarda do Santíssimo (Pastoral Catequética)
9h30 - (Pastoral dos Acólitos)
16h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor
19h - Via Sacra na Paróquia

07 DE ABRI SÁBADO SANTO
VIGÍLIA PASCAL

Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite Santa da Ressurreição Gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada "a mãe de todas as santas vigílias", porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia eucarística.

20h - Vigília Pascal

08 DE ABRIL - DOMINGO DE PÁSCOA
SOLENIDADE DA PÁSCOA DO SENHOR

A palavra "páscoa" vem do hebreu "Peseach" e significa "passagem". Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento. A Páscoa que eles comemoram é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo.

Jesus também festejava a Páscoa. Foi o que Ele fez ao cear com seus discípulos. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. 

Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. O temor dos discípulos em razão da morte de Jesus, na Sexta-Feira, transforma-se em esperança e júbilo. É a partir deste momento que eles adquirem força para continuar anunciando a mensagem do Senhor. São celebradas missas festivas durante todo o domingo.

18h - Procissão Luminosa com a Imagem do Cristo Ressuscitado saindo da Paróquia. 
19h - Missa Solene de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário