quinta-feira, 29 de março de 2012

O que aconteceu na Assembléia Pastoral Paroquial de 2012



A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Salgadinho - Olinda realizou aos vinte e cinco de março, do corrente ano, a sua Assembléia Pastoral Paroquial. Com o tema: "Comunidade: espaço de comunhão, a serviço do reino e em missão” e o lema: "Se o grão de trigo não cai na terra e não e morre fica sozinho. Mas, se morre , produz muito fruto" Jo 12, 24, a mesma foi assessorada pelo Pe. Paulo Tadeu Lima de Melo, Assessor de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju, que guiou às interpelações e desafios da comunidade paroquial a luz do Santo Evangelho em uso do método Ver – Julgar – Agir – Celebrar, norteados pelo Documento de Aparecida. 

A Assembléia foi uma das mais representativas da história da Paróquia, e contou com a participação de cerca de sessenta lideranças e representações pastorais, além de paroquianos, conselheiros, e religiosos, a citar o Frei Marconi Lins, OFM - Ministro Provincial, além do Frei Edilson.... , OFM e Frei Diego... OFM que coordenaram a animação da assembléia. O evento que acontece anualmente serve para avaliar a caminhada das pastorais, projetar as ações da paróquia e o calendário litúrgico-pastoral 2012. 

Durante o encontro os participantes foram convidados pelo Pe. Paulo Lima a fazerem uma revisão acerca da caminhada pastoral da Paróquia, permitindo serem orientados pelos parâmetros que afeiçoem a ação pastoral, alicerçada sobremaneira nas dimensões: comunitário-participativa (COMUNHÃO), formativo-litúrgico-catequético (FORMAÇÃO) e socio-transformadora (MISSÃO) refletindo em torno das ações que possibilitem impulsionar a vida cristã e o dinamismo pastoral na comunidade, prezando por uma prática coesa do Santo Evangelho e pelo convívio fraterno na caminhada de pastoral. 

Ao final da Assembléia o Administrador e Vigário da Paróquia, Frei Carlos Antonio Silva Santos, OFM, ressaltou a importância daquele singular momento e o que nos aconselha o Documento de Aparecida, nos abalizando os principais pontos a serem pautados em nossa Ação pastoral e evangelizadora para o ano de 2012: “A Igreja necessita de forte impulso que a impeça de se instalar na comodidade, no cansaço e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente.” (DAP 362); e neste ensejo sintetizou as altercações transcorridas na Assembléia, elencando as prioridades pastorais para ano: Formação Litúrgica e Catequética, Reestruturação da Pastoral e Juventude, Fortalecimento da Pastoral da 3ª Idade, e Formação Crítica-Reflexiva acerca de Política (se tratando de uma ano eleitoral); todas aprovadas com muita acuidade pelos partícipes, que encaminharam ao Conselho Pastoral Paroquial propostas de ações para cada prioridade aprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário