sábado, 23 de abril de 2011

Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés

Quinta-feira Santa, na celebração da “Última Ceia” Jesus revelou o seu “amor em plenitude” lavando os pés dos discípulos e repartindo com eles o pão. O amor torna-se presente nas mãos que lava os pés e no pão que é repartido.
Estamos diante de um Jesus que manifesta um gesto de serviço e profunda humildade. Mas, sobretudo, é um gesto de verdadeiro amor: Sabendo Jesus que chegava a hora de passar deste mundo ao Pai, depois de ter amado os seus do mundo, amou-os até o extremo.
A atitude de serviço, humildade e expressão de amor, simbolizada no lava-pés, foi uma preparação para celebrar com mais dignidade a “Ceia”, conforme disse o próprio Jesus a Pedro: “Se não te lavar, não terás parte comigo”.
Quando repartimos o pão na Celebração da Eucaristia, devemos sentir o amor de Jesus que se doa em plenitude. Amor que alimenta e revigora a nossa vida. Amor que nos compromete com os irmãos e irmãs. Amor que nos faz ser fiéis à vontade do Pai.
Assim, podemos afirmar que a Eucaristia é o memorial não tanto da Última Ceia, e sim da Morte, Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário